Com a grande quantidade de buracos e irregularidades que se espalham pelas ruas e estradas brasileiras, as peças da suspensão acabam sendo muito afetadas. Rodar com molas e amortecedores em mau estado compromete não apenas o conforto, como também a segurança. Veja como detectar as principais falhas na suspensão:
Amortecedores - Responsáveis por controlar a ação das molas - mantendo o carro em contato com o solo e absorvendo ondulações - os amortecedores também devem evitar que a carroceria incline demais nas curvas. Para saber se estão funcionando bem, o ideal é fazer um teste em oficina com aparelhos especializados. Mas, para uma rápida verificação, basta pressionar com força os cantos da carroceria (sobre as rodas) para baixo, notando se ela oscila mais de uma vez e meia. Se isso acontecer, é sinal de que o amortecedor já está gasto.
Molas - Não menos importantes do que os amortecedores, as molas sustentam o peso da carroceria e evitam choques entre ela e alguns componentes da suspensão. Geralmente duram em torno de 50.000 km. Alinhamento e Balanceamento - Outro problema frequente é o desequilíbrio das rodas causado pela alteração da regulagem da suspensão. Ao entrar em contado com o solo fora dos ângulos estabelecidos pelos fabricantes, os pneus sofrem desgaste irregular e acima do normal, o que prejudica a estabilidade e a segurança. Por isso, a cada 10.000 km é recomendável fazer o balanceamento das rodas e o alinhamento da direção.